sexta-feira, 15 de abril de 2011

Telemarketing Ativo

Atualmente o trabalho de telemarketing é feito por empresas de telemarketing especializadas. Estas empresas podem ser do ramo de divulgação, vendas telemarketing ou responsável pelos SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). O ambiente onde este tipo de trabalho é feito é conhecido como telemarketing call center (centrais de atendimento). Há muitas vagas operador de telemarketing o setor está em plena expanção.

É um trabalho que exige ser paciênte, cordial, ter boa comunicação, bom trabalho em equipe, concentração e boa sinergia com o computador. Para se inserir neste ramo de operador de telemarketing é necessário ter o segundo grau completo, ter um curso de telemarketing, algumas vezes ofertado pela empresa contratante e alguma experiência no atendimento ao público.

As principais funções de um operador de telemarketing são atender o telefone, responder questões dos clientes pelo telefone, anotar os questionamentos, faz registros no computador, disponibiliza informações e conselhos, pode também vender produtos ou serviços, além de fazer um acompanhamento de venda através de cartas, fax ou e-mail.

Os operadores de telemarketing trabalham em Call Centers (escritórios especializados em atendimentos telefônicos) ou SAC (serviços de atendimento ao consumidor). Trabalham com o auxílio do telefone e computador. Podem trabalhar em horário parcial ou integral, noite, fins de semana, turnos rotativos. Seu trabalho inclui o contato diário com pessoas diferentes.

O telemarketing não está baseado somente no ramo de vendas telemarketing, como muitos pensam. O telemarketing pode ser receptivo quando o cliente liga para a empresa buscando efetuar uma compra ou esclarecer dúvidas. O trabalho de telemarketing pode ser também do tipo telemarketing ativo aquele no qual o operador de telemarketing procura seus clientes ou potenciais clientes para realizar vendas ou fazer um esclarecimento necessário. Este processo de vendas, através do telemarketing, pode representar uma forma mais fácil, para o cliente de adquirir produtos ou serviços, e também mais barata para a empresa. Este contato traz a possibilidade de um elo de ligação entre empresa e cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário