segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como transferir um empréstimo para baixar os juros

Agência da Caixa Econômica Federal


São Paulo - Todo mundo já ouviu falar na portabilidade da telefonia móvel. Mas e em portabilidade de crédito? Pouca gente sabe, mas assim como o consumidor insatisfeito pode mudar de operadora de celular mantendo o número, o tomador de um empréstimo pode migrar sua dívida, sem cobrança de tarifa ou IOF, para outro banco com melhores condições de pagamento.

De maneira análoga, é direito de qualquer cidadão liquidar a dívida de uma vez antes do fim do prazo de financiamento. Mas nem sempre é tão fácil: a falta de informação e a cobrança abusiva de taxas pode dificultar a vida de quem quer se ver livre dos juros altos.

Antes de a portabilidade de crédito ser aprovada pelo Banco Central em 2006, quem queria transferir seu saldo devedor tinha de pegar um empréstimo no novo banco para cobrir a dívida com a instituição anterior, pagando novamente o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Agora já é possível fazer o mesmo procedimento sem ônus algum para o mutuário. O problema é que, apesar do esforço de divulgação por parte do próprio BC e dos órgãos de defesa do consumidor, essa prática ainda não caiu no gosto do brasileiro, e muita gente ainda resolve do jeito antigo.

Segundo especialistas em finanças, a justificativa para esse comportamento seria a falta de interesse das instituições financeiras em divulgar as condições da operação, conjugada com a tendência do brasileiro a se tornar fiel ao banco do qual já é cliente há tantos anos. Essa atitude pode levar à perda de boas oportunidades de economizar. "O único segmento em que a portabilidade realmente tem sido expressiva é o de crédito consignado", diz André Massaro, especialista em finanças da consultoria MoneyFit.

Ele explica que, com a concentração do mercado bancário brasileiro, as taxas de juros de uma mesma modalidade de crédito realmente não variam muito de uma instituição para a outra. Mesmo assim, sempre vale a pena migrar se for para economizar. "Dependendo do prazo do empréstimo, uma pequena diferença nos juros pode ser significativa", afirma.

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir